. Transforma o teu computador numa máquina de videojogos | Karga!

Transforma o teu computador numa máquina de videojogos

Transforma o teu computador numa máquina de videojogos

Apresentamos cinco sistemas de distribuição para Linux que permitem transformar o teu computador numa equipamento de videojogos

Se és um/uma gamer ávido(a) então este artigo é para ti. Graças ao facto do sistema Linux poder suportar quase todo o tipo de placas gráficas,o teu computador pode ser transformado numa mecanismo de videojogos.

Apresentamos-te de seguida cinco sistemas de distribuição para melhorares a tua experiência de videojogos:

  1. Fedora Games Spin – Este sistema possui uma vasta coleção de videojogos divididos em vários géneros, como arcade, desporto, aventura, ação, estratégia, entre outros. Podes ver a lista completa de títulos disponíveis aqui. O sistema tenta integrar o melhor de cada género. O ISO que tem o tamanho de 3.8 GB pode ser utilizado via USB ou pode ser instalado no computador. Podes instalar mais jogos utilizando a aplicação YumEx application. Aplicações como o Steam, Wine e Play podem ser instaladas a partir do repositório de software do sistema, para que possas aceder a mais jogos. O Fedora é perfeito para aqueles que querem experimentar títulos mais populares. Podes fazer o download do Fedora aqui.

2. Lakka

O Lakka permite-te transformares o teu computador numa autêntica consola retro de videojogos. A versão mais recente, a 2.0, faz uso do RetroArch 1.5.0 para emular um grande número de consolas.

Esta versão é compatível com teclados e comandos PS3 e PS4 e ainda comandos de Xbox 360. Uma vantagem do Lakka é que não temos de ser nós a definir o mapa dos controlos, já que esta possui uma função que faz isso automaticamente. Podes saber mais sobre configurações um pouco menos usuais aqui.

Devido a razões relacionadas com direitos de autor, o sistema operativo não contém jogos pré-instalados. Por isso terás de ficheiros ROM pré-compilados. Podes encontrar alguns roms de domínio público no Internet Archive.

Para fazeres o download do Lakka basta ires ao seguinte website.

3. Sparky Linux GameOver

A versão mais recente do sistema (a edição GameOver), inclui a plataforma de videojogos Lutris. O Sparky irá ocupar 3.8 GB de espaço. Possui ainda a ferramenta APTus Gamer, que te permite fazeres o download de vários emuladores e reviveres os clássicos das velhas consolas. As aplicações Wine, Play on Linux e Steam já vêm pré-instaladas, o que permite jogar clássicos como Sim City 2000.

Podes fazer o download aqui.

4.  Ubuntu GamePack

Criado pelos designers ucranianos da UALinux. O Ubuntu oferece-te dois sistemas para que possas desfrutar mais dos jogos, o Steam e o Lutris Gaming Platform. Com estes poderás instalar centenas de jogos. Os emuladores DOS (Disc Operative System) Box e DOSEmu já vêm pré-instaladas, tal como o emulador para o Windows, Crossover.

À semelhança do Lakka o Ubuntu não traz jogos instalados. O sistema suporta também o Adobe Flash e o Java para que possas também jogar online. Estão disponíveis versões para download para as versões 32-bit e 64-bit, cada uma com 2GB de tamaho.

Vê a review do sistema aqui:

5. SteamOS

Tal como o próprio nome indica, este sistema foi criado para suportar o Steam. Está disponível apenas para as versões 64-bit e trabalha melhor em máquinas que tenham 4GB de RAM. Precisa também de 200GB de espaço livre na hard drive. Se tiveres muito jeito para computadores, pensa em construir a tua própria máquina Steam. Só pode apenas ser utilizado para jogar jogos disponíveis no Steam. A grande vantagem deste sistema é que te permite passar jogos entre computadores.

Podes assistir a uma review do sistema no vídeo em baixo.


Tags assigned to this article:
ComputadoresFedoraLakkaLinuxSparkySteamOSUbuntu

Related Articles

6º Manga and Comic Event realiza-se em Faro

O Manga and Comic Event realiza-se na Escola Superior de Hotelaria e Turismo. PRESS – “Com data marcada para os

Jet Set Willy: delícia retro do ZX Spectrum

Datado de 1984, Jet Set Willy era um jogo para o ZX Spectrum, criado por Matthew Smith e que era a

Game of Thrones presta homenagem a The Last of Us

Primeiro episódio da sétima temporada faz possível referência a The Last of Us The Last of Us foi lançado para

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*

Junta-te à Karga!