Hip-hop celebra hoje 44 anos e há um doodle para o celebrar

Motor de busca Google celebra o 44º aniversário do hip-hop com um doodle.

Estávamos a 11 de agosto de 1973. O hip-hop começava a dar os seus primeiros passos numa rua de Bronx em Nova Iorque. Kool Herc, um DJ de 18 anos decidiu fazer algo diferente numa festa onde estava a passar música. Em vez de as tocar na íntegra, o DJ passou apenas o instrumental. Em alguns momentos, a sua amiga Coke La Rock atirava um microfone ao público. Agora, 44 anos depois, o Google recorda o género musical, dedicando-lhe o doodle do dia.

Kool Herc (à direita)

Mas o hip-hop não é só a música. Para o DJ Afrika Bambaataa, o hip-hop tem quatro pilares essenciais. São eles, o RAP (Ritmo e Poesia), o DJing, o breakdance e o graffiti. Bambaataa foi o padrinho do hip-hop.

O doodle foi projetado pelo artista de graffiti e diretor criativo e fundador dos registos da Def Jam, Cey Adams. Adams mostrou-se muito entusiasmado por poder colocar um doodle de estilo graffiti no Google e saber que será visto por muitas pessoas no mundo.

O Doodle criado por Adams para a página inicial do Google

Os dois “O” são placas giratórias, que aludem às mesmas que foram utilizadas por Kool Herc, na noite de 11 de agosto de 1973. Os internautas interessados podem clicar nos “O” para criar as suas próprias faixas. Este design serve para dar aos visitantes, uma espécie de “aula” sobre o hip-hop, a fim de lhe dar contexto histórico e cultural. Já que este estilo musical é muitas vezes alvo de estereótipos negativos.

 

Gosta e Partilha!

Imprima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.