Detroit poster

Filme inspirado numa das maiores crises sociais americanas está a caminho

Conflito civil de 1967 vai ser retratado no filme

PRESS RELEASE – Com estreia a 21 de setembro, ‘DETROIT’ é o mais recente filme de Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar um Óscar® para Melhor Realização (‘Estado de Guerra’, 2008). O filme retrata uma das maiores crises sociais americanas vividas no verão de 1967, durante o conflito civil que destruiu a cidade de Detroit e teve consequências dramáticas.

Em ‘DETROIT’, Kathryn Bigelow, vencedora do Óscar® para Melhor Filme com ‘Estado de Guerra’ e nomeada para Melhor Filme com ‘00:30 A Hora Negra’, centra-se nos acontecimentos da noite de 25 para 26 de julho de 1967, no Motel Algiers, recorrendo a imagens reais da época.

Dois dias após o caos que levou à chamada do exército para acalmar os tumultos, registaram-se disparos no Motel. Nessa mesma noite várias forças policiais interrogaram os hóspedes recorrendo à força e a um “jogo de morte” na tentativa de intimidar alguém a confessar o crime. No final dessa noite, três homens foram atingidos por armas de fogo e muitos outros homens e mulheres foram brutalmente agredidos.

Ainda hoje, no ano em que se celebra o 50.º aniversário deste momento crucial da história americana, o tema dos direitos civis continua atual. Naquele mês de julho, em 1967, após a crescente agitação social e política, devido à escalada do envolvimento militar do país na Guerra do Vietname e a décadas de injustiça racial e repressão, parte de Detroit foi completamente dizimada devido à raiva latente, numa das cidades americanas com maior descriminação devido às disparidades raciais na habitação, educação e no crescente desemprego nas comunidades afro-americanas.

Cerca de 60.000 residentes de ‘rendas baixas’ viviam em condições miseráveis em apartamentos subdivididos. O Departamento de Polícia de Detroit, que tinha apenas cerca de 50 afro-americanos na época, era visto como um exército de ocupação branco. Acusações de perfil racial e brutalidade policial eram comuns entre os residentes negros de Detroit.

Os Distúrbios de Detroit de 1967 foram os tumultos mais violentos e destrutivos da história dos EUA. Ao fim de cinco dias de tumultos, com cerca de 7.000 soldados da Guarda Nacional e do Exército envolvidos, contabilizaram-se 43 mortos, 342 feridos e cerca de 1.400 edifícios queimados.

DETROIT’ conta com uma nova geração de atores com destaque para John Boyega (‘StarWars: O Despertar da Força’), Will Poulter (‘O Renascido’), Algee Smith (da série de TV ‘Complications’), Jacob Latimore (‘Beleza Colateral’), entre outros.

Detroit poster
Detroit poster
Gosta e Partilha!

Imprima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.